terça-feira, 28 de maio de 2013

1º ARRAIÁ DO ARTESÃO: ARTE QUE SE RENOVA EM LS

Compartilhe »»


A cidade de Lagoa Seca, localizada na região metropolitana de Campina Grande, agreste paraibano é destaque nacional e internacional em seu artesanato, que a cada dia está mais rico em detalhes. Incontestavelmente a qualidade do artesanato produzido no município encanta a todos, particularmente em sua riqueza artística, seja ele produzido em madeira, estopa, sisal, tecido, crochê, bordado, pintura, dentre outros.

Com características bem diferenciadas, os artesãos de Lagoa Seca são ecléticos na produção de suas peças, com tipologias que permeiam o imaginário popular do Nordeste, desde a boneca de pano a mais sofisticada vestimenta de inverno.

O trabalho dos artesãos de Lagoa Seca percorrem o mundo, principalmente em países da Europa. Um exemplo disso foi uma das peças da artesã Salete Diniz que foi parar no Vaticano. É que uma imagem de Nossa Senhora, talhada em madeira, foi entregue como presente ao Papa João Paulo II, quando de sua última viagem ao Barsil, em 1997. Salete Diniz é uma dessas artistas que alimentam a religiosidade popular da região. O talento foi herdado de sua mãe, a conhecidíssima dona Paulina Diniz. Como o ofício está no sangue da família, a arte em madeira segue renovada nas mãos habiliodosas de Guilherme Diniz e outros membros do tronco familiar DINIZ.

Em 2008, o talento dos artesãos de Lagoa Seca foi materializado através de Salete Diniz, quando o Ministério da Cultura editou o livro “Em Nome do Autor”, cuja obra retrata as facetas de milhares de artesãos espalhados por todo país. Como não poderia deixar de ser, pelo seu talento e criatividade, lá está nossa artesã, representante maior da arte em madeira de Lagoa Seca. Na obra, Salete Diniz foi a artesã paraibana que teve seu trabalho exposto no livro.

O artesanato produzido em Lagoa Seca, em sua manifestação da cultura material brasileira segue enchendo de orgulho nossa terra. Se encante com o melhor da cultura regional: artesanato, forró pé-de-serra, apresentações artísticas e comidas típicas, tudo em um só lugar: Arraiá do Artesão de Lagoa Seca, representado através do universo de nossos artistas, em sua criatividade e diversidade humana.

Por Hélder Loureio Pegado

Nenhum comentário:

Postar um comentário